terça-feira, 1 de maio de 2012

O uso de combinações de cores

Na imensidão de cores existente, algumas delas usadas em conjunto, dão harmonia e equilíbrio para uma foto (ou pintura, ou peça de design, ou filme e etc.) – são cores que se completam e algumas dessas combinações básicas você já deve ter visto por aí, exemplo clássico são amarelo com roxo e vermelho com verde.

É analisando a combinação dessas cores que podemos dizer com toda certeza “Os opostos se atraem”, justamente por uma cor fria combinar completamente com uma cor quente. Usar duas cores opostas (complementares) é quase sempre garantia de uma boa foto!

O círculo cromático abaixo vai dar uma ideia do que estou falando, e pode servir de base para planejar suas combinações de cores para suas futuras fotos.





 Existem várias outras combinações que funcionam tão bem quanto essas como cores próximas entre si na escala, tríades. E não se esqueça de usar o bom senso. Cores pastéis normalmente combinam bastante entre si independentemente do tom, por exemplo. Você pode simular a combinação de várias cores usando sites como o Color Scheme Designer ou encontrar palhetas harmônicas para inspiração no Adobe Kuler .







Laranja com azul é outra combinação clássica :


Um exemplo super tradicional é do vermelho com o verde. Um dos filmes mais interessantes e que brinca com combinação de cores é “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, usa e abusa dessa palheta de cores. Um detalhe que chama bastante atenção no filme é que quase 100% do filme foi filmado usando o contraste dessas duas cores.




Além disso, o uso de cores mais neutras (como o bege / tom de pele, marrom ou mesmo cinza) junto com outras combinações ajuda a manter o equilíbrio da imagem que usa várias cores contrastantes.





O interessante é que essas se aplicam não só na fotografia, mas em qualquer arte visual. Emprestamos da natureza e da ciência o que há de mais belo e equilibrado para construirmos nossas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário